Crônicas

21/02/2013

Renovação na Igreja


A renúncia do Papa Bento XVI veio despida  de pretensões  aparentes, sem adornos de palavras, sensações fenomenológicas ou místicas. Tipo alemão, meio seco! O Papa confessa e  apresenta testemunho de humildade ao dizer que está cansado e sem força. Vejam bem que o sumo pontífice poderia ter dito sem forças físicas, resultado de uma  fadiga, absolutamente compreensível após os 85 anos, sem falar  em força espiritual. Se a Cúria Romana ou o estafe  cardinalício interpretar melhor o gesto do Papa, certamente vai entender a grande encíclica que escreve no tempo com sua renúncia. Joseph Ratzinger, o teólogo da Bavária, instala a mais eloqüente indagação nos últimos tempos da Igreja Católica, ao  denunciar quão efêmero é o poder vitalício. Desmistifica o espectro sobre-humano ou de completa isenção política. São os paradoxos desafiadores que chocam a lógica imediatista. É como diz o evangelho ao revelar que Cristo preferia os pobres, doentes, salvando mulheres condenadas  ao apedrejamento por adultério e apenas recomendava que se  emendassem. Não engoliu a  falsa moral farisaica. Pode ser que a atitude do Papa seja o desejo de uma  renovação mais profunda, de raiz cristã. As ordens  religiosas e os movimentos cristãos que arrastarem multidões nos primórdios da expansão da fé católica inspiravam desprendida fraternidade humana. No início tudo era a fé intensa, desde a rígida Ordem de Cartuxos (da Carthusia – França - 1080) até a mais recente e  conhecida Opus Dei (1928). Estes movimentos sólidos na fé, com o tempo, foram ganhando holofotes, restando ofuscados pelo poder aparente. Agora, iniciando a quaresma, por coincidência  ou não, o cristão é advertido: “Memento homo quia pulvis es et in pulverem reverteris” – lembra-te, homem, que és pó e em pó te hás de tornar! Palavras de uma  realidade incontroversa parecem que se encaixam no convite à reflexão. Está faltando humildade ao ser humano.

 Trabalho e gravidez

Aos poucos a sintonia com valores básicos - que devem ser preservados na apreciação de questões relativas à mulher, maternidade e  infância – passa a  refletir-se em garantias legais muito saudáveis. No recente acórdão do TRT2, uma demanda de mulher  trabalhadora teve  reconhecido o  direito relativo à gravidez, mesmo após o aviso prévio indenizado. Antes  da  despedida a trabalhadora adquiriu estabilidade provisória. Esta é uma  postura que amadurece no judiciário e  se  reveste de grande  valor  social.

Retoques:

    A cidade  de Passo Fundo cresceu e tem mais de 150 anos. A capela mortuária  junto ao cemitério da Vera Cruz e o próprio expediente da  repartição precisam de mais atenção.

    Número de médicos no estado seria suficiente para bom atendimento. Esta categoria é essencial para servir nas  comunidades. A humanização do serviço de saúde certamente merece maior discussão.

     A Universidade Federal Fronteira Sul de Passo Fundo, em processo de implantação neste ano está focada na resposta ao atendimento médico no sentido de saúde pública de acesso popular. Valiosíssima conquista para a  região, consolidada na  administração Dipp/Cecconello.

    Começou o movimento de estudantes que será maior na próxima  semana com as aulas na UPF e demais faculdades. Uma boa  revisada na pintura das faixas  de pedestre, além de imprescindível, ajuda muito.

    Os  vereadores Cláudia Furlanetto, Márcio Parussi, Wilson Lil e Eduardo Peliciolli apresentaram boas idéias  sobre a  valorização da Câmara  como poder político da comunidade na UPF TV. É possível manter as convicções partidárias e batalhar bastante com a sociedade.

Após apresentar o pedido verbal para deixar a JARI, ainda  em janeiro, na  semana passada  apresentamos o pedido oficial de substituição na presidência do órgão julgador administrativo das infrações  de  trânsito  do município. Foi um trabalho que exigiu dedicação, mas  concluímos o compromisso com satisfação, e agradecemos a  confiança do prefeito Airton Dipp.


Fonte: Jurisul

Voltar para CRÔNICAS

Rua Benjamin Constant, 715 - Sobreloja PASSO FUNDO/RS

2014 - ©Jurisul Advocacia - Todos os Direitos Reservados - All Right Reaserved. PROIBIDA A CÓPIA.